By associacao-santa-cecilia-viva Rafael Zanola
Prefeitura unifica dados das redes de água, gás, esgoto, telefonia e luz escondidas no subterrâneo; ferramenta deve reduzir acidentes
No "google maps" municipal, os serviços são revelados por traços coloridos. Linhas azuis mostram as ligações de água, as verdes revelam as tubulações de gás e as roxas indicam onde estão os cabos de telefonia. Os novos pedidos de obras também estão demarcados, em áreas tracejadas no mapa da cidade.
Cada item tem uma legenda específica dentro do programa, que também identifica poços, postes de luz, telefones públicos, piscinões, galerias de água pluvial, construções da Prefeitura e bocas de lobo. Saber a localização desses equipamentos durante a realização de uma obra é outra forma de evitar acidentes e desperdício de verba pública.
Desenvolvido sob a supervisão do Departamento de Controle de Uso de Vias Públicas (Convias), o programa elimina a busca de informações em plantas de papel e, por isso, acelera o processo de emissão de alvarás para instalação de novas redes ou ampliação das tubulações já existentes. Segundo a diretora, Antonia Ribeiro Guglielmi, o sistema também facilita o acompanhamento das obras autorizadas. "Podemos fiscalizar se a obra que está sendo executada está seguindo ou não o projeto aprovado. O programa mostra até o número de cada processo ao aproximar o mouse da rede pesquisada. Assim, fica mais fácil checar os dados."
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,mapa-digital-desvenda-subsolo-de-sp-,785899,0.htm